Collab4Safety logo

Portal de Segurança Alimentar Collab4Safety

Garantir a disponibilidade a longo prazo de alimentos seguros é uma preocupação global que deu início a numerosas atividades de investigação, implementação e desenvolvimento de políticas, legislação e formação.

Introdução

Estas áreas geram uma quantidade substancial de informação sendo, por vezes, de difícil acesso, uma vez que se encontra divulgada em locais distintos. Uma solução para este problema é o desenvolvimento de portais web ou bases de dados que agreguem e combinem a totalidade da informação de modo a proporcionar uma comunicação mais eficiente.

No projeto europeu FP6 SELAMAT, a implementação de um novo plano permitiu o desenvolvimento de um Portal Global de Legislação sobre Segurança Alimentar (http://www.selamat.net). A novidade incidiu sobe a união de eixos informativos e a orientação do visitante para a informação requisitada (e.g. uma descrição de como navegar no portal de modo a encontrar toda a informação relevante).

O projeto europeu FP7 Collab4safety, coordenado pelo Doutor Hans Marvin, DLO-RIKILT, consiste numa parceria entre dez organizações. Uma componente central do Collab4safety consiste em expandir o anterior portal de legislação e construi, compilar e implementar um conjunto de portais web de modo a cobrir outros aspetos de extrema relevância para a segurança alimentar.

Estes portais ganham forma em diferentes fases de desenvolvimento através das contribuições de toda a equipa do projeto Collab4Safety e dos stakeholders, através da avaliação em eventos regionais e pela consulta da página web do projeto.

O Institute for Global Food Security, Queen’s University Belfast (QUB) é responsável pela estruturação e implementação geral dos portais, a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) pela recolha de informação para construir o portal de formação, o Stichting Dienst Landbouwkundig Onderzoek (DLO- RIKILT) pelo portal legislativo e o Institute of Biochemistry Russian Ac.Sci (INBI) pelo portal de investigação e inovação.

O portal estará disponível em inglês, existindo uma página de introdução disponível em mandarim, russo, português e espanhol.

O portal Collab4Safety permite o acesso a múltiplos recursos extremamente relevantes para a segurança alimentar que possibilitarão a comunidades globais de investigação e políticas, bem como a outros grupos, encontrar informação atualizada acerca de organizações, investigação e formação relacionadas com segurança alimentar.

O portal Collab4Safety foi concebido como uma ferramenta online para a rápida partilha de informação com o objetivo de aumentar a segurança alimentar no mundo. Esperamos que esta página lhe seja informativa e útil.

Como funciona este portal web?

A informação neste portal web foi organizada e categorizada em 5 secções temáticas.

  1. A secção das Organizações de Segurança Alimentar permite identificar as organizações de segurança alimentar por país. São igualmente fornecidos os contactos detalhados e mais informações acerca dessas mesmas organizações.
  2. A secção de Notícias de Segurança Alimentar permitir-lhe-á a ligação a sites chave que fornecem alertas e relatórios atualizados sobre questões relacionadas com a segurança alimentar no mundo.
  3. A secção de Educação e Formação permite o acesso a iniciativas chave para desenvolver conhecimento nas áreas de segurança alimentar ao nível académico (licenciatura e pós-graduações), industrial e regulatório.
  4. A secção de Investigação e Inovação permite o acesso a projetos e informações chave em aéreas novas e inovadoras de investigação no campo da segurança alimentar.
  5. A secção (externa) do portal de Legislação funciona como 'guia' apresentando a informação disponível sobre legislação de contaminantes, pesticidas, medicamentos de uso veterinário e aditivos.

Estas secções podem ser acedidas clicando no título do tema relevante (na barra de navegação de topo ou através dos links disponíveis na lista). Cada secção temática contém instruções detalhadas sobre como pesquisar a informação para cada uma dessas secções específicas.

Precisamos de informação

A divulgação e aplicação da informação Collab4Safety é uma prioridade. Se tiver interesse em partilhar conhecimento sobre novos avanços na área da segurança alimentar, teremos todo o gosto em divulgar essa informação a toda a comunidade do Collab4Safety. Pode submeter qualquer informação relevante à equipa Collab4Safety utilizando os contactos na parte inferior desta página, debaixo do cabeçalho 'Contacto'.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×